AMPLIANDO ESPAÇOS PEQUENOS
Aplique um tom mais fechado na menor parede do espaço, exemplo um corredor, pinte a parede do fim do corredor. As paredes maiores e o teto deverão ser pintados com cores mais abertas (claras). As cores frias, como azul, violeta e verde, ampliam o ambiente. São aconselháveis para aqueles que desejam passar uma sensação de espaço e dimensão.
REDUZINDO ESPAÇOS AMPLOS
Para conquistar esse efeito, pinte duas paredes, uma de frente da outra, com cores mais fechadas que as restantes. As paredes escolhidas devem ser de preferência perpendiculares as portas de entrada ao ambiente. Cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, tornam o ambiente visualmente menor. Além disso, são estimulantes; sua utilização em quartos é desaconselhável, pois podem prejudicar o sono e o descanso.
ENCURTANDO ESPAÇOS
Em ambientes retangulares, aplique a cor mais fechada nas paredes de menor tamanho.
REBAIXANDO O TETO
Pinte o teto com tons mais fechados que as paredes.
ELEVANDO O TETO
Pinte o teto com tons mais abertos que as paredes.
AMPLIANDO OU ENCURTANDO PAREDE
Para ampliar uma parede, aplique dois tons diferentes, sendo a mais fechada do rodapé ao ponto escolhido, e tons mais claros (abertos) no restante da parede. Na divisão entre os tons aplicar um barrado, de preferência puxando para os tons mais fechados. Para encurtar, fazer o processo inverso dos tons.